O perfeccionismo X A excelência

O perfeccionismo é entendido muitas vezes de uma maneira genérica como um conjunto de coisas que segue rigidamente um padrão. O problema é esse padrão. 

   Alguns na ânsia de satisfazer seu perfeccionismo sentem-se frustrados pela sua ineficácia. Por quê? Óbvio. O que define esse padrão? Na maioria dos casos é baseado em percepções e experiências pessoais. Ao analisar o background dessa pessoa você notará quais elementos na sua história a levaram a estabelecer aquele padrão em sua vida, o qual se baseia em seu próprio contexto sócio-cultural. 

   Entendeu a problemática? Não? Simples. Como você vai exigir algo baseado no seu perfeccionismo para outra pessoas cujos valores e experiências são diferentes dos seus? As rígidas regras de um perfeccionista colocarão em cheque suas relações interpessoais. A desaprovação se expressará em seu rosto, cobranças serão feitas, não só no que se refere à pessoa com a qual interage, mas, também, de si mesmo. O resultado será muito negativismo, tanto em pensamentos, quanto em ações e palavras.

  Graças a Deus pelo entendimento e revelação da graça de Deus. Ela me fez me tornar menos legalista e mais compreensível. As pessoas não precisam se encaixar no meu gosto, pelo contrário, eu posso me alegrar com a diversidade, encorajar o desenvolvimento pessoal de cada um, e estimulá-los a serem quem elas são, desenvolvendo sua identidade. 

   A excelência se encontra em fazer o seu melhor naquilo que lhe é confiado. E para você fazê-lo, nada melhor do que você o fazer, sendo você mesmo.