Próximo Estágio

Quando eu era criança gostava de jogar videogame. Meu primeiro e único foi um Super Nintendo. Até hoje tenho registrado na minha memória quando meu pai me deu aquele videogame de presente. Que alegria! Lembro das tardes com os amigos jogando diversos jogos para disputar quem venceria; também lembro de alguns momentos que joguei com meu pai, que apesar de ter me dado, ele nunca foi aficionado por games. Por isso quando tinha a oportunidade de jogar com ele eu ficava eufórico. 

Nos jogos eu gostava daquela sensação de adrenalina, enfrentar inimigos, passar de fase e, por fim, enfrentar o “chefão”. Para “zerar” o jogo, eu precisava cumprir cada fase com êxito. Determinadas fases exigiam mais dedicação que outras: algumas eram demoradas, tinham muitos adversários, outras eu precisava de criatividade e persistência para ir para o próximo estágio, algumas dependiam do nível do meu personagem, pois eu só poderia passar de fase se ele estivesse em certo “level”. 

O ano de 2020 começou! Para muitos cada ano é como uma nova fase. Particularmente eu acho essa abordagem muito precisa, pois Deus é aquele que estabeleceu as estações e anos, justamente para que pudéssemos discernir cada época e cumprir com Seu propósito para nossas vidas. Porém, para alguns, entrar em um novo ano talvez não signifique muito agora. Anteriormente, possivelmente, significasse algo a passagem de um ano para o outro. Contudo, para eles, à medida que estabeleceram metas e criaram expectativa com cada ano, ao se aproximar do fim e perceber que muitos daqueles alvos não foram cumpridos, ficaram desanimados e, consequentemente, a passagem de um ano para outro deixou de ter um efeito positivo na sua vida. 

A questão que quero tratar neste texto é que todos temos fases em nossas vidas, como um jogo de videogame. É necessário persistência para alcançar o próximo estágio. Alguns “chefões” que surgem parecem muito difíceis, mas são “derrotáveis”. Eles existem para serem vencidos. 

Permita-me fazer mais uma ilustração nesse mesmo sentido. Havia alguns jogos que para passar de fase eu precisava adquirir algum elemento presente naquele estágio para que eu pudesse avançar para o próximo. Podia ser uma chave que abriria uma porta, ou alguma ferramenta que me habilitaria a realizar algum feito naquela fase. Tendo essa ilustração em mente, provavelmente a frustração que algumas pessoas sentem, como se estivessem paralisados em uma estação de suas vidas, é justamente por não terem ainda adquirido os requisitos exigidos para aquela fase. Eles parecem ir de um lado para o outro, insatisfeitos, cansados, desanimados por não presenciarem nada novo, apenas a mesma paisagem. Contudo quero deixar claro que Deus é inocente! Não foi por falta de aviso da parte Dele.

Para finalizar, eu gosto do que o missionário Simon Potter fala em suas mensagens: “Se Deus não está dando nenhuma direção nova para você, volte para onde Ele te direcionou pela última vez”. Este é ponto! Se você quer passar de fase na sua vida, esteja atento às instruções, cumpra a missão e você irá passar. Não tente apenas fazer  as coisas do seu jeito, como você imagina ser o correto, ou por conveniência. Volte para a última direção de Deus na sua vida e a cumpra fielmente. Adquira os requisitos necessários para avançar para o próximo estágio. Deus não é irresponsável, Ele zela por sua vida, por isso Ele cuida para que você esteja perfeitamente habilitado. 


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. I Tm 3. 16, 17.