Não rejeite quem Deus colocou na sua vida

Eu posso listar as pessoas que Deus colocou em cada fase da minha vida e creio que todas elas vieram com um propósito divino para me ajudar a cumprir meu destino. Acho interessante lembrar alguns momentos nostálgicos que passamos juntos com nosso grupo de amigos e nossas experiências. Ainda hoje, mantenho contato com vários, mas, infelizmente, com outros, devido à distância e aos diferentes caminhos que seguimos, acabamos perdendo o contato. 

Você tem valorizado as pessoas que estão perto de você nessa estação da sua vida? Algumas vezes, temos a tendência de pensar que elas estarão para sempre conosco ou, em outros casos, desejamos que elas sumam logo de nossas vidas. Porém, na verdade, cada uma delas pode ter sido enviada pelo próprio Deus como uma forma de prepará-lo, moldá-lo e afiá-lo para o Seu projeto eterno. A Bíblia diz:

Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Provérbios 27:17

Existem algumas pessoas que achamos que foi o diabo que colocou na nossa vida para nos atrapalhar. A personalidade daquela pessoa nos incomoda a tal ponto, que parece que sempre entramos no modo confronto. Você já se sentiu assim perto de alguém? Está tudo normal, mas, quando aquela pessoa entra no recinto, você entra no modo confronto e quase que automaticamente sua postura e jeito de falar chegam a mudar. 

Talvez você tenha orado por direção para frequentar uma igreja. Você passa a visitar vários locais sempre sondando seu coração se aquele é o lugar. Depois de inúmeras visitas e muita oração, você parece ter encontrado uma igreja. Você se sente bem nela; as pessoas parecem ser muito amistosas; a Palavra é boa; então, você decide frequentar. No seu coração, há uma clara direção de Deus para estar ali. Você vê a oportunidade de contribuir naquele local. Então, alguns meses se passam, e você acaba ganhando mais intimidade, conhecendo as pessoas melhor. Elas passam a fazer parte do seu dia a dia; os problemas começam a vir à tona e, quando você percebe, você está envolvido em toda aquela confusão de alguma maneira. Na verdade, tudo que você queria era fugir desse tipo de conflito.

Às vezes, podemos tentar fugir do nosso destino em busca de uma zona de conforto, enquanto Deus espera de nós que realmente contribuamos para aquela comunidade, para aquelas pessoas. Existem elementos em você que irão ajudá-lo a avançar para um novo degrau em seu ministério, e, reciprocamente, Deus colocou algo na vida daquelas pessoas para instigar algo novo dentro de você. Isso irá tirá-lo da zona de conforto. Na verdade, assim como um ferro afiando o outro, haverá constantes faíscas. A questão é se você está disponível para passar pelo processo do afiação de Deus? 

Com certeza, é muito bom estar com pessoas que pensam como nós e agem do modo que esperamos; entretanto, para Deus, você se torna uma pessoa de caráter rico e madura quando consegue lidar com a pluralidade dEle. Foi por isso que Jesus se rodeou de diferentes tipos de pessoas no Seu ministério. Veja quem era os 12 homens que estavam constantemente com Ele e suas personalidades contrastantes e terá um vislumbre do que Deus deseja fazer com você. 

Não seja egoísta de pensar somente em si e no seu conforto. Há algo divino que Deus colocou em você, que é revelado na sua personalidade e que pode abençoar as pessoas à sua volta. Deus não quer que você seja outra pessoa, mas quem Ele te criou para ser. Por isso, expresse quem você é e esteja disposto para o confronto. Faíscas aparecerão, e o contato pode ser duro em alguns momentos; porém, você se tornará muito mais afiado e preciso no plano de Deus. Mais rapidamente, coisas acontecerão na sua vida. Quando você se esconde ou boicota relacionamentos se distanciando ou fugindo, por incrível que pareça, você está, possivelmente, atrasando o processo e tornando-o mais difícil. Já tentou cortar algo com uma faca cega? É trabalhoso. Você é a faca na mão de Deus. 

Eu lhes garanto: Quem receber aquele que eu enviar, estará me recebendo; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

João 13:20

Talvez você tenha orado por uma igreja para congregar, por um departamento para servir, por uma escola, por um local de trabalho, ou talvez seja a sua própria família e parentes; seja onde for, se você foi guiado por Deus para estar ali, valorize essas pessoas. Valorizar é honrar. Podem ser pessoas acima de você como seu pastor, professor ou chefe de trabalho, ou talvez amigos do mesmo grupo, colegas de trabalho, vizinhos, seus filhos, liderados do seu grupo, suas ovelhas da igreja, quem quer que seja, valorize-os e você estará valorizando a Deus. Esteja pronto para o processo de afiação e você se tornará mais poderoso, tornando afiados os que estão à sua volta também. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *